História na Faculdade de Odontologia - UFJF

Diretório Central dos Estudantes - UFJF

Diretório Acadêmico Ottoni Tristão - FOUFJF

1990 a 1994
Jornal Tribuna de Minas - Juiz de Fora - Minas Gerais

Durante todo o meu tempo em que fui estudante na nossa maravilhosa e uma das melhores Faculdades de Odontologia do Brasil, a Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora(MG) - orgulho à parte - fiquei envolvido não somente na minha graduação, mas também no Movimento Estudantil seja inserido no contexto do Diretório Acadêmico, D.A., seja no Diretório Central dos Estudantes, D.C.E. Muitas amizades foram ali alicerçadas trazendo naquele momento felicidades, alegrias e descontração. Com certeza preocupações também. Estas amizades estendiam-se desde os alunos, funcionários e alguns professores. Grandes professores participaram e participam das nossas vidas até hoje seja por usarmos os conhecimentos técnicos adquiridos por lá nas nossas profissões e deles lembrarmos ao sentarmos frente aos nossos pacientes, sejam por termos contatos com eles de tempos em tempos.

Como poderíamos nos esquecer de tantos amigos acadêmicos da FO e do seu D.A. e do DCE que conhecemos ali e que marcaram nossas histórias pessoais. Alguns muito próximos. Outros nem tanto. Não citarei aqui nomes para evitar a deselegância em não citar algum. Muitos destes temos contatos até hoje principalmente nas redes sociais do mundo virtual. Muitos ainda hoje continuam por lá, mas no magistério superior. Não como "acades". 

Lembramos aqui alguns professores que temos saudades como a Profª Ivone de Oliveira Salgado e a Profª Cristina Pereira de Aquino da Clínica. O Prof. Vagner José Medeiros Martins e o Restaurante "Kitty" na esquina da Independência com Batista de Oliveira, Carlos Alberto, Waldemar e Celso da Endodontia. Na radiologia os Prof. Marcos Vinícius e Ulysses. Todos maravilhos amigos e profissionais. O Prof. Teixeira na Prótese Buco Maxilo que chegou a Diretor "pro-tempori" por um período, Prof. Lênio na Odontologia Legal e Deontologia que até conversamos por longos minutos por telefone algumas vezes em 2004 quando do 1º concurso da Polícia Federal aberto para Peritos Odontolegistas. O Prof. Hélcio Reskala como grande mestre que após a graduação se tornou um grande amigo que incomodo até hoje e ele prontamente ampara. Não nos esquecendo do Prof. Josemar, neutro na política, mas meu defensor num dos momentos da Greve quando da discussão com um dos Professores, mas competentíssimo ao cargo. Não nos esquecendo logicamente dos Professores Lucas, Renato, Neuza da Cirurgia. Na Patologia os Professores Falci que embora temido, marcou nossa carreira e o Prof. Fernando, recém chegado, mas com garra, disciplina e sabedoria. Professores Edson que não gostava muito de ter o seu nome divulgado nos jornais, a Profª Marília e Sônia do Departamento de Odontologia Restauradora, o ORE. Na Pediatria a Profª Luzia que até nos encontramos num curso de DTM tendo como Coordenador o Prof. Hélcio dentre outros do Departamento de Odontologia Social e Infantil, OSI, como o Prof. Robert e, claro, a fantástica Profª Maria Eugênia Tollendal que dizia em suas aulas - não me esqueço das suas palavras nunca - de que "Dentista tem de ler outras coisas para ter outros assuntos que não só odontologia." A mestra pediatra detestava comentários clínicos nos bares e botecos chamando a atenção que devemos saber mais sobre o mundo que não se reduz à profissão maravilhosa que exercemos. Um exemplo de humildade, embora tinha tudo para se orgulhar, mas não.

Quem não se lembra do saudoso Prof. Lagrange Canedo de Passos da Prótese, grande profissional, competente, destemido e humilde com sua sacolinha plástica a servir como bolsa. Um grande parceiro também nas discussões políticas da FO. Faleceu e deixou a todos nós um grande e maravilhoso legado acadêmico e de vida. Tivemos vitórias e mais vitórias juntos. Sinto falta deste amigo; muita saudade ficou aqui. A nomeação dele como Professor nosso foi um das reivindicações da Greve Estudantil de 94 quando forças ocultas o impediam de lecionar a todos nós. Mas, foi só tentativa. Nossa greve resolveu bem a sua questão, pois era ele aprovado em todas as bancas de concurso para a disciplina que fazia. Lembram-se?

Prof. Mário Arcanjo Filgueiras Filho, Professor de Patologia e companheiro dos alunos a nos acompanhar ou nós o acompanhávamos? Sei lá. Importa que participou de vários momentos felizes ou de profunda preocupação dos acadêmicos. Ferrenho opositor da situação quando ainda o conheci nos primeiros períodos da graduação. Também estava contemplado nas mesmas reivindicações. Desejávamos sua posse como Diretor - Vice o Prof. Henrique Duque - após nós o elegermos, embora o regulamento não previa eleições com envolvimento dos alunos, mas conseguimos articular o processo democrático. Após forças externas "burocráticas" queriam trazer a ditadura para o Campus. Não permitimos. A Greve nossa também resolveu aquele dilema. Grande amigo, parceiro, articulador político e, caso não saibam, aposentado do magistério, porém, hoje ainda labuta na Reitoria da UFJF com cargo ao lado do Reitor Prof. Henrique Duque.

Iniciamos a caminhada acadêmica tendo como Reitor da UFJF o Prof. Passini. Após a nossa Greve deveria ocorrer eleição para o cargo e isto aconteceu. O Prof. Renê Gonçalves de Matos, Diretor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica venceu por grande maioria juntamente com o Prof. Carlos Alberto Crivellari..Atualmente e na sua já segunda gestão consecutiva o grande amigo, renomado profissional na área clínica e do magistério superior além da farta experiência de vida que em muitas vezes foi a nós mostrada, Prof. Henrique Duque de Miranda Chaves Filho. Um verdadeiro parceiro a participar de grandes decisões e  momentos políticos na FO. Grande amigo a ensinar e apoiar os passos logo após a saída da Faculdade. Antes de Reitor foi um dos Diretores da FO e conseguiu não somente melhoria acadêmica da Instituição, mas também com reformas físicas fundamentais que colocaram a nossa Faculdade como a melhor em termos de estrutura do Brasil e a segunda no tocante a aspectos  acadêmicos oferecendo diversas especializações e mestrado. Hoje em dia sob a Direção do Prof. Antônio Márcio Resende do Carmo.

Na Secretaria da Faculdade a Cristina que encontrei a poucos dias e a Hortência que se assustou bem com a entrega do nosso comunicado oficial de início da greve para logo na segunda-feira. Outras também que no momento não me recordo, mas todas sempre a nos atender brilhantemente com todo carinho, respeito e rapidez.

Claro que vale citar a Cantina do Renato que está lá ainda hoje, mas com um amplo espaço bonito e aconchegante. Os funcionários Lourdes na esterilização e Geraldinho. O Nelsinho na Patologia e o Sr. Nelson na Portaria. O Isaías que embora trabalhava como terceirizado era um dos que cuidava brilhantemente da faxina da FO sempre com um sorriso estampado no rosto. Foi o 1º a ser abordado por nós alunos na ocupação do prédio quando da nossa Greve. A maior realizada por estudantes na história da UFJF.

A nomeação do nosso Diretor, Prof. Mário Arcanjo, desejado pelo voto democrático, a falta de produtos de uso fundamental para as atividades clínicas e a resolução do problema da Prótese, pois já há mais de ano que estava tendo problemas e culminou em colocar-se um professor junto às nossas necessidades curriculares eram nossas reivindicações e fomos atendidos em tudo pelo manifesto. O Prof. Lagrange sempre era aprovado em todas as bancas examinadoras e nesta não foi diferente. Com o dilema da disciplina resolvido, a nomeação do Diretor e produtos adquiridos após exaustivos 62 dias, liberamos as dependências da FO e retornamos às aulas.

Os problemas na UFJF no período eram grandes e seguiram-se à Greve da FO outros movimentos como greve na Faculdade de Arquitetura, Paralisações do alunos da Faculdade de Medicina, Greve no Hospital Universitário, movimentos quanto ao valor do bandeijão do Restaurante Universitário pelo D.C.E..Dentre outros de cunho municipal como manisfestações no PAM e até Greve dos Policias Federais no período ocorreu. O contexto político-econômico era ruim.

Na comemoração dos 90 anos da FOUFJF, primeira Faculdade de Odontologia do Brasil, realizamos a Jornada Odontológica pelo D.A. tendo como Coordenadora a Profª. Ivone. Boas recordações.

A vida acadêmica contribuiu em muito para o perfil que temos na atualidade. Acredito que todos os envolvidos no ME daqueles saudosos dias colhem frutos positivos da participação nele. Tivemos a oportunidade ali de aprendermos a viver além de profissionalizarmos e, aqui fora, é apenas a aplicação do aprendizado. Aqueles que não participaram restou aprender junto com a vida já durante a profissão. Escolhas feitas no tempo que, infelizmente, não volta mais. Restam as saudades, as memórias de cada um a alegrar nossos momentos e encantar nossas famílias quando já as temos constituídas.

Mas há muito, desde minha graduação, venho querendo recortar as matérias do Jornal Tribuna de Minas. Este jornal diário era nos nossos idos de Faculdade, de  Diretório Acadêmico - D.A.- Ottoni Tristão da Faculdade, de Diretório Central dos Estudantes - D.C.E, o maior jornal da maravilhosa cidade de Juiz de Fora da qual tenho muitas saudades até hoje.

Este jornal impresso - internet ainda era raríssimo e não acessível a nós estudantes - era a ferramenta que tínhamos e jornalistas à época - principalmente o Sérgio que à época namorava uma grande amiga da Faculdade de Medicina - deram cobertura a muitos eventos e acontecimentos do nosso cotidiano acadêmico.

Mas, como o tempo sempre é curto para todos nós, dediquei alguns dias úteis a ir até a Biblioteca Municipal Murilo Mendes a fotografar estas matérias somente ao final de 2011 quando também pude rever o nosso  Prof. Henrique Duque sentado despachando junto a assessores no Gabinete como Reitor. Feliz fiquei e relembramos alguns momentos de nossas caminhadas. Claro que tomou bastante tempo a cópia das notícias e, talvez, ainda faltem algumas. Porém, pude folhear com muita satisfação várias páginas de jornais no período de 90 a 94, mês a mês, a buscar o que almejava e que aqui anexo.

Desejei muito resgatar as lembranças e, a quem interesse, compartilhá-las por aqui.

Assim, lembranças importantes do nossos momentos junto à FO e da UFJF puderam ser resgatados. Além destes, as recordações do ME e dos amigos no D.A Ottoni Tristão e no D.C.E a trazer para os dias de hoje amigos esquecidos a muito, mas que participaram junto conosco das várias disciplinas curriculares,  estágios, trabalhos, discussões, acordos e contatos políticos acadêmicos. Tempo bom, né?

Um grande e fraternal abraço
Fiquem com Deus.

Jornal Tribuna de Minas, Juiz de Fora, MG.

13/Março/93


25/março/93


02/abril/93

03/abril/93



06/abril/93

28/abril/93


18/maio/93



19/maio/93


01/março/94

17/março/94


21/março/94

22/março/94 - Início da Greve dos Estudantes da FOUFJF





23/março/94




24/março/94


25/março/94
29/março/94

31/março/94


04/abril/94



07/abril/94




09/abril/94


12/abril/94





15/abril/94



19/abril/94



21/abril/94


23/abril/94
 26/abril/94






10/maio/94


22/maio/94


23/maio/94 - Fim da Greve dos Estudantes da FOUFJF



24/maio/94

27/maio/94

23/junho/94


25/junho/94


28/junho/94

17/outubro/94 
90 Anos da Faculdade de Odontologia - 17ª Jornada               Odontológica do D.A.Ottoni Tristão



19/outubro/94

31/outubro/94





Comentários

Tiago Rattes disse…
prezado Keller, que contribuição maravilhosa a memória da universidade e do movimento esse seu blog, parabéns... me formei em história pela ufjf em outro tempo, bem depois desse período, mas sempre convivia com as histórias e relatos desse período. Excelente iniciativa, que merece ser divulgada. Um forte abraço
É isso aí, Tiago. Conversei a pouco com o Luis Eduardo, o Lennon, e a idéia da postagem é reavivar nossas memórias. Fizemos muito e, segundo o que conversamos, a UFJF melhorou muito e fizemos, você, eu e tantos outros destas mudanças. Mas, estamos atualmente nas nossas vidas com o mesmo espírito de antes.
Obrigado.
Um grande e fraternal abraço.
Fique com Deus.
Luis Eduardo de Oliveira disse…
Esse camarada aí da foto - hoje o Dr. Keller Filgueiras - nos seus tempos de UFJF, foi sem dúvidas um dos mais populares e radicais líderes estudantis que combatiam a ditadura do ex-reitor José Passini.... orgulhoso e saudoso, como todos nós, de sua vitoriosa história de lutas na UFJF, o Keller digitalizou uma penca de jornais da época, com reportagens e imagens que mostram o clima de guerra de guerrilha que instalamos na UFJF nos estertores da "administração" (?) Passini.... tempos em que a UFJF eram um campo de batalhas porque precisava sair do obscurantismo e da ditadura.... fomos ponta-de-lança nessa luta amigo Keller.... e vencemos.... elegemos o Renê , depois a Margarida... e a UFJF saiu do atraso, se democratizou e ingressou num caminho de mudanças que ainda estão em curso, gerando sem dúvidas novas lutas, mas em patamares mais elevados..... bons tempos que estão gravadas em nossos corações e mentes.... tempos que forjaram o que somos hoje....
Valeu, inesquecível companheiro nas lutas da UFJF. Você já viu as matérias. Luís Eduardo por lá está em várias edições do Tribuna de Minas. Grande amigo e parceiro na defesa da classe nossa a plantar as sementes e colher os frutos do ME numa UFJF sempre mais progressiva. Obrigado, parceiro, pela maravilhosa companhia a mostrar os caminhos do ME naqueles momentos. Obrigado por abrilhantar Movimento e participar na formação do que somos hoje. Fique com Deus.
Fabrício Falci disse…
Me orgulho em ter participado dessa luta no GETU junto aos camaradas mentores de minha mentalidade política como: Luís Eduardo de Oliveira, André Avelar, Lucimara Rpa, Luiz Heleno Albuquerque Filho,Marcele Nogueira e tantos outros que encheriam páginas desse face e poder dizer que tínhamos o sangue fervilhando e a esperança de um futuro melhor. Hoje vemos que mudou , mas muito ainda tem a ser feito. Temos uma ferramenta nova que é a internet e com ela chegamos mais longe e mais rápido. Caminhamos para o que sonhamos tenho certeza que será possível isso um dia. Grandes lembranças que motivam mais e mais na luta permanente por justiça social. Belo trabalho Keller Filgueiras
Marcelo Siqueira Valle disse…
Grande Keller!!!! Liderança inata da odonto!!! Esse é o cara! Saudades daquele tempo! Um forte abraço!!!!!!!!!!!!
Que alegria, Marcelo, em te "rever", cara. Hoje mesmo ao telefone com o Luis Eduardo, falamos do teu nome, prezado e inesquecível amigo. Claro, a relembrarmos nossa participação no ME. Prazerão em poder "falar" contigo após tantos anos. Some não!
Márcia Noeme disse…
Keller Filgueiras, que bom voce relembrar fatos tao importantes da época da faculdade. Eu estava recem chegada na faculdade e participei ativamente da paralizaçao. Voce sem duvida era o maior representante de toda aquela busca na época. Parabéns até hoje.
Obrigado, Marcia Noeme. Foi importante aqueles tempos, né? Me lembro da sua chegada lá no ICBG, hoje ICB. Valeu!
Igor Edwin Z. Quicanez disse…
parabens pelo brilhante documento,emocionante relembrar saudosos tempos ;Um grande abraço.
Kênia Juliane Demerval disse…
muito bom o blog. adorei rever as fotos da greve.
Que bom que gostou, Kenia. Dá muita saudade, né? Tempos bons, mas hoje, também, maravilhosos
Lara Damasceno disse…
Oi Keller Filgueiras , estava vendo o email, que retrospectiva legal, muitas coisas para lembrar mesmo. Valeu amigo. bjbjbj
Obrigado, Lara Miranda Damasceno. Um forte abraço a ti e a família.
Ok, Igor Zubieta. Você, nobre amigo, foi um dos grandes parceiros meu em todos os momentos do ME na FOUFJF. No domingo, conversava com o Luís Eduardo de Oliveira ao telefone e ele até perguntou por você, cara. Você participou ativamente de tudo. Juntos criamos muito. Fico feliz em te rever, embora fizemos contatos vários nestes anos que nos separam da graduação. Um forte abraço a ti e a família. Fiquem com Deus.
É isso Fabricio Falci. "Poder dizer que tínhamos o sangue fervilhando e a esperança de um futuro melhor". Bacana, cara. Seu comentário é a força que tínhamos e temos. Obrigado.
Débora Renault disse…
Igor Zubieta, o famoso sexta-feira. Fico muito feliz em relembrar esses tempos e rever os amigos.Os sonhos e as lutas são eternos e passaremos aos nossos filhos.
Martws Chagas disse…
Então, Luís Eduardo de Oliveira , Keller Filgueiras e demais compas, ao ler o post do Lennon fiquei tentando resgatar no meu HD, bem mais usado que o de vocês, por questão do tempo, e não lembrava da invasão da reitoria. Bom ter olhado as fotos e perceber que eu estava lá. (Bem, acho que era eu!!!). De toda forma é uma boa lembrança que mistura nossa capacidade de indignação e a disposição para construir um país de todos. Parabéns pela iniciativa Keller. Abraços fraternos.
kkkkkkk. Boa lembrança, Débora. Não me recordava deste apelido de Sexta-Feira por causa da companhia do Robison Crusoé. Boa lembrança. Viu. Tô rindo sozinho aqui, cara! Um abração a vocês. Valeu. Valeu. Grande Amigo para todas as situações. O cara é 10!
A da Odonto foi uma das invasões apenas, né?
Nádia de Oliveira Ribas disse…
Keller, muito lindo o seu trabalho resgatando a história do ME da nossa UFJF.Nesse ano que você retrata tão bem eu estava me despedindo da ufjf e ME, já tinha dado minha contribuição ao ME desdes 1998.Que bom relembrar, e como você mesmo disse"quem participou do ME tem uma visão bem mais ampliada", lembro que costumava dizer:"Cada reunião que nós alunos participamos como representantes no CONSU, é uma aula completa do semestre".E é verdade, como aprendi no DA, DCE, no "bandejão".Muita história, muitos sonhos, que bom rever e saber que fazemos essa história."Uma sociedade mais justa é possível", eu continuo acreditando também nessa utopia. A luta é "contínua".Abraços, vamos nos encontrando on line. Tenho algumas fotos do ME, não tive tempo de enviar pro grupo.
Perfeito Nádia De Oliveira Ribas. Fiquei até emocionado com seu post. Que bom saber que gostou e acredita no que plantamos no dia-a-dia desde os idos do ME. Fazemos parte, com certeza, da história da UFJF. Plantamos sementes que trouxeram bons frutos a nós e à maravilhosa instituição em que nos graduamos. Um grande e fraternal abraço. Fique com Deus.

Postagens mais visitadas deste blog

Para onde vamos?

Os demônios no meio de nós!