As escrituras não mentem...


Os fatos narrados pelos evangelistas são fatos realmente ocorridos, porém a milhares de anos. Falo isso por parecer para alguns que são apenas historinhas de Jesus não ocorridas. No contexto das escrituras sagradas temos que observar que Jesus e a família eram realmente muito pobres. Relembremos o nascimento dEle ladeado por animais. Mas, esse fato assim como os demais narrados no Novo Testamento são reais. Longe de serem românticos, são fatos.

Pensemos como é possível o 1º Testamento prever o que aconteceria anos mais tarde com o nascimento do Cristo com tamanha exatidão descritiva ou narrativa. Profetas de Deus. Isso. São verdadeiros profetas. A riqueza escrita no Velho encontra abrigo no Novo Testamento. Daí a pergunta: -Como é possível esse entrelaçamento sistemático de fatos entre o Velho e Novo? Forjado? Mas, por quem? Qual humano teria a capacidade de escrever tudo isso? É impossível ao homem por si só fazê-lo. A obra é Divina, sim.

Por que resolvi escrever esse texto?

Todos temos obstáculos no cotidiano e alguns, às vezes, podem parecer intransponíveis. Talvez até sejam realmente. Mas, por vontade de Deus.
É verdade. Alguns problemas surgem em nossas vidas intuindo que busquemos a Jesus Cristo. É quando Ele quer dizer para nós que nos quer ao Teu lado e, se não fosse assim, Ele não nos teria na construção do mundo que Ele quer.

Não creio que Jesus virá com uma varinha de condão descrita nas histórias de fadas e num piscar de olhos mudará a consciência e atos humanos. Ou que irá transformar radicalmente o mundo para melhor num simples toque de mágica. Poder para isso Ele até tem e, se quiser, assim o fará. Mas, quando Cristo conseguiu os 12 apóstolos e esses saíram pelo mundo afora a divulgar os Evangelhos e a multiplicar o número de seguidores - hoje os Bispos como descendentes diretos daqueles - Ele quis mostrar que Ele precisa de nossa ajuda também. Caso não precisasse, Ele  poderia fazer ecoar seus ideais a todos os cantos do mundo.

Mas, voltando as verdades incontestáveis dos Evangelistas vale citar duas: A do cego de Jericó e de Zaqueu. Duas histórias bem diferentes com pessoas também distintas que culminam num mesmo ideal.

Na narrativa de São Lucas 18, 35-43 - capítulo 18 nos versículos de 35 ao 43 - encontramos o cego de Jericó. Aqui vale dizer que nos coloquemos no lugar dessa pessoa para entendermos a profundidade da mensagem.

O cego estava num local onde passaria o Messias. Ao perceber a aproximação dEle e no meio da multidão começou a gritar. Agora imaginemos a cena. Uma multidão mesmo querendo ver Jesus e o cara gritando alto, mas muito alto: "Jesus, filho de David". As pessoas incomodadas com a gritaria insistem que ele pare de chamar. Aí o cara grita mais ainda e mais alto: "Jesus, filho de David". E quanto mais pediam que se calasse, mais o cego berrava. Até que Cristo ouviu-o e com ele conversou sobre o que queria. Claro que era a cura da falta de visão. Jesus percebeu a necessidade física dele só de olhar para aquele homem. Porém, quis que ele falasse o que queria humildemente. Após isso foi curado.

Ainda o mesmo evangelista em 19, 1-10 descreve Zaqueu que não gritou para Jesus como o cara descrito antes. Diferentemente Zaqueu queria ver Jesus, mas não conseguia por ser um homem pequeno fisicamente. Daí, para atingir o objetivo de ver o Messias, subiu em uma árvore onde por debaixo Ele passaria. Quando Jesus passou por ali chamou o pequeno a descer dali e disse: -"Zaqueu, ficarei em tua casa hoje". Vale lembrar que o cara era, de acordo com as escrituras, um pecador de mão cheia. À época um cobrador de impostos assim era considerado. Agora imaginemos os comentários que surgiram por aquela postura de Jesus. Mas, Zaqueu aceitou o pedido e hospedou-O.

Agora voltando lá no início quando disse alguns problemas surgem em nossas vidas intuindo que busquemos a Jesus Cristo vamos colocar essas duas passagens bíblicas.

Vejamos que o cego acreditou tanto que aquele seria o momento de ser curado que não esquentou a cabeça em pagar mico, não. Gritou mesmo com "gosto de gás". Botou a boca no trombone. Se assim não fizesse quando poderia se curado? Teria outra oportunidade de encontrar Cristo? Teria outra forma de cura da visão que não um milagre? E olha que a sociedade da época o recriminou, heim? Pediram que se calasse.

A gratidão daquele antes cego foi eterna e, creio, que a partir daquele momento ele passou a ser um multiplicador da mensagem Divina ou, no mínimo, um enorme testemunho do poder de Deus. Aí nesse instante eu sou semelhante a esse deficiente visual pelas maravilhas que já recebi e recebo em minha vida e da família. Milagres já ocorreram por aqui. Eu sou testemunho disso. E Ele ainda faz.

E nós acreditamos nas curas dos nossos males a ponto de não nos preocuparmos com o que dirá a sociedade? Buscamos a cura mesmo que às vezes as pessoas digam que estamos errados? Cremos que Jesus pode curar-nos de todos os males, mas de todos mesmo, mas para isso temos que fazer ecoar o nosso grito até chegar a Ele insistentemente? Ou duvidamos e por isso preferimos não acreditarmos tanto?

Analisemos o ocorrido com Zaqueu. Um pecador assim como nós. Arrepiamos só de pensar se Cristo viesse até um de nós e desejasse ficar na nossa casa. Imagina só. O grande Cristo te pede para ir a tua residência. Sua oportunidade de mudar de vida chegou. Você vai conversar com o Messias ali frente a frente. Você vai poder olhar para Ele e lhe entregar a tua vida nas Suas mãos. Você vai perder a oportunidade? Mudar de vida? De ser curado? De falar com Ele tudo o que o mundo precisa? A hora é essa! E se não tiver outra, heim? É hora de pedir perdão pelo que fez e, afinal, o que te aflige? Quem você gostaria de perdoar ao falar com Jesus? O que você pediria, cara? Você e Jesus na sua casa.

Vejamos. Num momento Jesus chama o cego à cura, noutro oferece a cura a Zaqueu. Quando dizemos cura, claro que não apenas doenças, mas tudo, tudo aquilo que queríamos ser diferente.
Na dúvida não esperemos que Ele se porte conosco como com Zaqueu a oferecer, mas tenhamos a postura do cego de implorar. Creio ser mais prudente, pois a vontade dEle só Ele sabe. Pode até ser que bata à tua porta para se hospedar. Só Ele sabe!

Comentários

Unknown disse…
Esta matéria é perfeita!
Parabéns pela dedicação....
Obrigado, prima. Um grande abraço a você. Valeu!

Postagens mais visitadas deste blog

História na Faculdade de Odontologia - UFJF

Para onde vamos?

Comentário sobre a Encíclica "Spe Salvi"