Água e Quaresma


No dia 22 de cada ano comemora-se o Dia Mundial da Água que lembra vida e no período da quaresma os católicos são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. O cristão deve intensificar no período a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Neste aspecto a reflexão sobre a água torna-se duplamente importante: Pela atenção evocada por todas as nações sobre o tema e para nós, católicos, pela responsabilidade
que o período antecedente à ressurreição de Cristo revela.
A água tem sido, principalmente nas últimas décadas, motivo de farta divulgação e discursos sobre a importância, cuidados e onde chegaremos se nada for feito por ela. Ou melhor, diria aonde não chegaremos.
Mas, aqui erraríamos se disséssemos que precisamos fazer algo, pois muitos de nós já cuidamos dela. São os sensíveis à causa a entender a real situação de todos os habitantes do planeta e a preocupação com o futuro dos demais como objetiva o período quaresmal.
Porém, infelizmente existem aqueles que crêem que nada precisa ser feito quanto ao uso ou desuso da água chegando ao absurdo de alguns desses ainda dizerem que jogam lixo nos rios por não haver placa informando a proibição. Pura ignorância. E isto existe, lamentavelmente.
Num dos momentos da morte de Jesus a água jorra e é narrado em João 19, 34: “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água”.
Ainda em João 19, 25 é possível saber quem estava aos pés da cruz a acompanhar a dor de Cristo: “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Cleopas, e Maria Madalena”.
De um lado daquela cena marcante a todos nós, cristãos, estas pessoas que sofreram junto a Jesus a sentir todos os horrores que sofreu e viam a água sair do corpo dele e esvaziar cada célula. Mas, soldados riam e zombavam dele e eram os responsáveis pela enorme ferida causada pela lança perfurante de onde brotava água e sangue. Sem água não há vida.
E nós? Somos aqueles que sofrem junto ao Cristo e tentamos evitar a saída de água do corpo dele? Reduzir a sua dor? Somos sensíveis ao sofrimento dele ou participamos como soldados a provocar a drenagem e conseqüentes feridas no corpo santo de Jesus por onde se perde água?
Preocupamos com os cuidados com a água e tentamos protege-la a imaginar o mundo sem ela ou, pelo contrário somos ainda insensíveis ao assunto a desperdiçar e contaminar menosprezando o risco iminente de sua falta?
Cabe a cada um de nós a resposta. Acorde. Ainda há tempo e começa hoje se você ainda não se convenceu do quão é importante para o futuro da Terra.

Comentários

Anônimo disse…
Adorei o final onde o tempo é agora,atitude meu povo hoje para um futuro melhor
Hérica disse…
Oi Dr.Keller!
Concordo fielmente pela tese defendida por ti. E quem seremos sem água? E o que seria de nós sem Deus?
E penso que nunca é tarde para começar, faça a diferença o mundo precisa cada vez mais de pessoas mais consciente. Que Deus os Abençoe sempre.
Hérica disse…
Concordo fielmente pela tese defendida por ti. E quem seremos sem água? E o que seria de nós sem Deus?
E penso que nunca é tarde para começar, faça a diferença o mundo precisa cada vez mais de pessoas mais consciente. Que Deus os Abençoe sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

História na Faculdade de Odontologia - UFJF

Para onde vamos?

Comentário sobre a Encíclica "Spe Salvi"