Motivos de orgulho de ser manhuaçuense


(Publicada na Revista Mais - Edição Março/2010)
Manhuaçu pode ostentar o título de cidade pólo regional. O progresso ocorre a cada dia e, por vezes, não analisamos o quanto avançamos e basta elencar tudo isto ou pelo menos tentar para se ter uma dimensão próxima da realidade. Como era a cidade até bem pouco tempo é fácil de ser lembrado e já demonstrava caminhar para ser o que hoje é. Desafios ainda existem, claro, mas estamos no caminho certo e um futuro não muito distante trará ainda novas contemplações diante do desenvolvimento da nossa cidade. Deve haver a preocupação em se perder tal título tal como ocorrera noutros municípios, pois é este progresso que permite dias melhores a todos nós manhuaçuenses.
Grandes empresas de filhos da terra existem na atualidade e outras grandes vindas de outras cidades
aqui se erradicam e tudo junto á cultura cafeeira e pecuária geram um grande número de empregos e renda a famílias que vivem honrosamente. O progresso comercial na cidade é organizado e traz a cada dia novas perspectivas. Muitos e grandes investimentos imobiliários comprometidos com o meio-ambiente iniciam seus empreendimentos e os terminam possibilitando uma acomodação à grande expansão demográfica. Melhorias urbanas nos bairros e distritos do município são concretizadas a todo tempo e esta busca possibilita melhor qualidade de vida à população e norteia a política urbana. A construção do aeroporto regional preparou a cidade para a atualidade e, com certeza, para o futuro. A existência da corporação de Bombeiros Militar possibilita segurança e vida aos daqui e os que por aqui passam. A descentralização legislativa foi o pontapé inicial à descentralização administrativa importante no contexto de desenvolvimento dos bairros e fundamental à dinâmica do progresso. Instituições bancárias locais já perceberam a necessidade disto e já investiram e investem não só a contribuir com os próprios anseios mercantis, mas também com o desenvolvimento municipal. Faculdades e escolas técnicas implantaram variados cursos que colaboram com a formação de grande número de profissionais que melhoram o atendimento técnico especializado aos cidadãos daqui e fora daqui também. Destaca-se, ainda, o perfil da cidade relacionado à cura de doenças que tem em Manhuaçu grandes nomes na formação acadêmica a participarem da melhoria da vida. A necessidade de técnicas atualizadas para o fortalecimento da agricultura sustentável também é foco na cidade via simpósios e cursos realizados periodicamente. A preocupação política municipal tenta investir recursos financeiros diante de soluções com respaldo técnico às questões que afligem a cidade fugindo de tentativas com erros e acertos. A existência hoje do cine teatro João Bracks demonstra a necessária busca de destinar o lazer à população como fundamental a existência digna dos cidadãos. A mídia local “exporta” para outros municípios e estados comunicadores respaldando que aqui também é berço da comunicação social. Campanhas educativas que deram certo como a de respeito à faixa de pedestres narram que a população manhuaçuense precisa simplesmente de orientação e conscientização para realizar a inculturação e que uma vez realizada consegue conviver bem com as mudanças.
Algumas situações já são reais bastando apenas um pouco de tempo para a melhoria ainda maior na cidade como as Estações de Tratamento de Esgoto – ETE´s – a marcar a preocupação sempre constante da política urbana com o rio Manhuaçu e o meio-ambiente. A mudança de endereço do judiciário vem a somar ao que já fora realizado pelo legislativo de forma a possibilitar o desenvolvimento de outras áreas localizadas distante do centro da cidade e a facilitar o trânsito assim como deveria ser seguido pelos órgãos estaduais e federais . A construção de um presídio aliado à construção da sede da APAC demonstra o interesse da cidade em se buscar melhorias no trato com o encarcerado. Manhuaçu é altamente solidária e sempre foi. A Paróquia do Bom Pastor com apoio de empresas e pessoas interessadas busca a construção da Comunidade Terapêutica cujos destinatários serão os usuários dependentes de drogas. Voluntários existem em grande número na cidade e preocupam-se em proporem melhorias desde a pacientes cancerosos e questões urbanas até aspectos ambientais.
Como qualquer cidade nacional ou não desafios existem podendo ser maiores ou menores como o trânsito que necessita de investimento de recursos financeiros e, antes de tudo, estudos técnicos a proporem soluções como a construção do contorno rodoviário não só a dar opção de acesso aos veículos, mas também a propiciar o desenvolvimento de outras áreas geográficas fora do leito do rio a contribuir para o surgimento de novos bairros e crescimento urbano vinculado a planejar o desenvolvimento. O lazer, embora foco de instituições privadas e públicas que têm investido neste sentido, ainda carece disponibilizar à população outras alternativas que serão conseguidas e contempladas no decorrer dos anos como a criação de parques municipais e esportivas como já o fora nos idos tempos do Ipiranga Futebol. A fiscalização de obras que já é busca constante tem em mente que o fracasso de algum empreendimento ou seu insucesso pode levar a conseqüências danosas ou, por vezes, desastrosas a outros e que a função fiscalizadora é segurança ao povo. É necessário orientar a população a importância destas ações. Os investimentos estaduais e/ou federais na prevenção às enchentes devem ser oportunizados por serem elas responsáveis por tragédias periódicas anuais com prejuízos sociais, econômicos e políticos. Nunca estivemos tão próximos de acabar com este problema. Fomentar a instalação de novas empresas e indústrias que tenham comprometimento sócio-ambiental é salutar a gerarem mais empregos e, com isto, melhoria da qualidade de vida de muitos. Investir em novas culturas favorecendo a policultura é fundamental como instrumento a desvincular às oscilações de preços sobre um único produto evitando o desaquecimento do progresso tão presente na nossa cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História na Faculdade de Odontologia - UFJF

Para onde vamos?

Os demônios no meio de nós!