Vozes das Ruas?


Nunca se viu uma mobilização social tão grande!

A condição sine qua non para a existência estatal é a preservação da vida ou pelo menos era o pensamento de filósofos como Hobbes no final do século XVII e Rosseau no início do século XVIII. Viver sem o Estado é praticamente impossível. Ele tem o dever de cuidar da vida entendida num sentido amplo que não apenas o respirar. Condições dignas são fundamentais a qualquer pessoa. Os entes políticos ao cumprirem a atividade estatal têm a obrigação de sempre preservarem a vida.

Não é novidade a nenhum brasileiro que o custeio das atividades estatais definidas pelos políticos é por via dos tributos. Os políticos deveriam convertê-los em condições dignas a todos brasileiros. O Brasil de há muito sofre com a falta de políticas inteligentes voltadas ao bem comum. Durante décadas o povo sofre com os mandos e desmandos de governos federais, estaduais e municipais que não nos protegem.

Anos e anos a arrasadora maioria do povo não quis entender que os políticos são nossos representantes eleitos, embora todos saibam disto. Mas, o povo se calou entendendo a autoridade governamental como uma distância enorme sendo que estes são empregados do povo e não patrões.

Disse de forma sábia e recente o Papa Francisco: “Envolver-se na política é uma obrigação para um Cristão. Nós, Cristãos, não podemos fazer de Pilatos e lavar as mãos. Não podemos. Temos que nos meter na política por que a política é uma das formas mais altas de caridade por que busca o bem comum. Os leigos Cristãos devem trabalhar na política. A política está muito suja, mas eu pergunto: Está suja porquê? Por que os Cristãos não se meteram nela com espírito evangélico. É fácil dizer que a culpa é dos outros. Mas eu, o que faço? Isto é um dever. Trabalhar para o bem comum é um dever do Cristão”

Agora os Brasileiros vão às ruas demonstrando a insatisfação, a revolta contra políticas e políticos que se colocam distante dos anseios do povo a não promoverem o bem comum, a vida.
Acredito que dizer que são “vozes das ruas” é limitar o alcance que o movimento tem conseguido. Não são apenas das ruas, mas de forma ampla tem conseguido adentrar dentro das casas, dos comércios, dos governos, da imprensa e de toda a sociedade. Há muitos, muitos Brasileiros não presentes nas ruas, mas apoiando-o. Não são apenas as “vozes das ruas”. É a voz do Brasil!

Acho até que o movimento vem a possibilitar aos poucos sérios políticos que ainda existem uma reconstrução. São tantas dívidas que um político tem para com outro objetivando à perpetuação no poder e isto acontecendo em todos os níveis de governo que mesmo que um queira apresentar propostas na defesa à vida não consegue avançar. O outro ou outros tantos não permitem. Um elo difícil de ser rompido até hoje. Agora isto é possível!

A classe política tem vivenciado algo inédito e passam a entender que o povo quer um Brasil para todos e que eles, empregados do povo, tem que trabalhar para todos nós a nos dar vida. Aquele que não perceber isto pode pendurar a chuteira, pois a crise é grande e diante dos avanços positivos dos manifestos mostra a fraqueza governamental. Estão fazendo o que o povo quer! Nos discursos políticos o governo se curva. Diante disto, novas propostas têm que pesar de como os Brasileiros irão aceitá-las. Não creio que o movimento acabe. Pelo contrário estará a partir destes dias sempre presente. Sempre antenado com as propostas dos políticos. Sempre as analisando. É fazer besteira e o povo se une!

Um grande momento diante dos vários que vimos mostra o povo sobre o Congresso Nacional. Dali uma importante interpretação surge. O local das mais importantes decisões políticas do país se põe sobre os pés dos donos do Brasil, o povo. Dentre a formação do movimento está a ausência de líderes, de bandeiras partidárias. Aliás, estas últimas são ridicularizadas pelo povo quando tentam serem oportunistas. O movimento não aceita esta postura. Perfeito! Vandalismo? Presente sim, mas será que os que o fazem é o povo Brasileiro ou oportunistas?

Envolver-se na política não é só ser um político eleitoreiro, mas é participar e hoje nós, o povo Brasileiro, diante de tanta opressão e massacrado por políticos e políticas retoma o poder. É um novo Brasil que clama por vida a todos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História na Faculdade de Odontologia - UFJF

Para onde vamos?