A realidade financeira da população e a Odontologia
A situação financeira da população brasileira melhorou muito nos últimos anos, embora exista o risco de piorar com a crise mundial que está instalada. De qualquer forma consideraremos no nosso raciocínio ainda a situação sem o desaquecimento econômico lapidado pela mídia atualmente.
Muito se ouve de pacientes odontológicos do Sistema Único de Saúde - SUS - que o custo dos tratamentos com dentistas - Eu prefiro dizer Cirurgião-Dentista - é caro e que devido a este fato não realizam tratamento com esta área da saúde. Daí perder-se os dentes muito cedo.
Este relato é bastante comum. Não entremos no mérito de que se tornou edêntule - sem dentes - primeiramente foi culpa dele mesmo nos primórdios da saúde corroborada pela perfeita e barata higiene com escova e fio dental. Mas, como, não só ao brasileiro, tem que se colocar a culpa em algo ou alguém para justificar um erro surge então a culpa do profissional careiro.
Daí há de se pensar como atender a este público "ávido" em extrair a obra divina esculpida em esmalte e dentina dentro da boca objetivando facilitar a mastigação e levar saúde ao indivíduo. É o que a grande maioria dos brasileiros busca: As extrações dentais e, o pior, pela culpa da "odontologia cara".
Um grande número de colegas fazem as mais diversas especialidades como endodontia, periodontia, ortodontia, implantodontia e outras.
Falar-se em estatísticas aqui não. Creio que os próprios Conselhos não possuem dados que mostrem quantos são os irmãos nacionais que podem procurar por especialidades odontológicas. Se o tratamento mais barato, higiene, foi deixado a desejar e seguiu-se a não visita aos consultórios dentários por força do custo será que estas pessoas têm outra oportunidade técnica que não as dentaduras como reabilitadora das funções mastigatórias e, claro, estéticas?
Creio que durante ainda uns bons anos este tratamento reabilitador ainda será o mais querido - para não dizer acessível - pela arrasadora maioria da população do Brasil até que a cultura do nosso povo assimile a necessidade imperiosa de não se ter custo algum quando se tem uma perfeita higiene bucal e que visitando os Cirurgiões-dentistas regularmente dói menos, mas muito menos no bolso.
Como foi narrado no início que aqui consideramos a situação econômica do povo sem a crise financeira. Se a considerarmos o panorama é pior ainda.
Comentários